quarta-feira, 16 de março de 2011

O Imaginário da Morte no Mar

Estive em uma viagem em alto mar na data de 6 de março e curiosamente encontrei uma cruz a beira do mar. Logo me veio a lembrança de que na beira das estradas é costuma deixar cruz e santinhos em locais em que pessoas venham a falecer em acidentes. O fato me intrigou e me levou a uma pesquisa, a qual venho hoje dividir com meus leitores acerca dos resultados.


                                                 Cruz a beira da Vila dos Pesquisadores (Foto da própria autora)

Em alto mar, a caminho da Ilha da Praia Lagoa Azul, encontrei uma cruz que fora colocada na Vila dos Pescadores, com o intuito de simbolizar que naquele local havia falecido um homem após uma grande tempestade, em que seu barco bateu de frente as pedreiras.


No Brasil, o imaginário popular da morte nos conduz a sempre relembrar de nossos mortos através de simbolismos, por isto por todo o país vemos cruzes coloridas e cheia de santinhos em nossas estradas, simbolizando que naquele local foram os últimos suspiros de alguém. Relembrar o local de morte é em nossa mentalidade estar próximo de quem foi embora. Jamais havia visto tão simbolismo em outra forma de transporte e fiquei curiosa acerca da cruz e decidi pesquisar rapidamente na mesma Vila de Pescadores o porque daquela cruz.

A Vila dos Pescadores se localiza em Paraty/RJ, cidade histórica colonial, tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. A Vila tem melhor acesso pelo mar, já que pelo continente os caminhos e trilhas são consideravelmente perigosos. Em uma rápida caminhada pude constatar que aquela cruz fora de um acidente anos atrás, mas que simbolizava várias mortes anteriores aquelas.

Os pescadores da Vila disseram: "O mar nos da a vida, mas também as leva embora", o imaginário que gira em torno da morte esta totalmente ligada ao oferecimento da vida, naquela sociedade. A religiosidade presente é uma vertente do catolicismo folclórico, tendo um Deus misericordioso e ao mesmo tempo bravo com aqueles que agem fora de suas leis. Na cruz temos fitinhas coloridas que foram trazidas por turistas de outros locais, e amarraram no local para pedirem seus milagres. Também vemos resíduos de cera, demonstrando a quantidade de velas que são acesas no local. A morte se tornou local santo neste imaginário e confesso que em todos os anos de pesquisadores não havia encontrado relação entre a morte e o mar, de forma a ser cultuada popularmente.

Vista para a Vila dos Pescadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário