domingo, 24 de abril de 2011

A Crucificação Romana: A Morte como domínio


A crucificação é um ato de pena de Morte aplicada pelos Romanos desde o século I d.c. Diante ao estudo da História da Morte é muito interessante analisarmos o poder pscicológico deste ato. Os Romanos eram muito poderosos e usavam a crucificação como fonte de poder, mostrando aos rebeldes o que aconteceria com eles se não fizessem a vontade de César. Um estudo realizado por muitos historiadores e cientistas forenses mostram que a crucificação mostrada na bíblia não condiz com os achados arqueológicos. Na foto que ilustra este breve post, temos o calcanhar de Yhohanan, um único achado da história com provas de crucificação, no caso seria um osso de calcanhar com prego. Muitos dizem este ser o corpo de Cristo, outros dizem que não foi crucificação, mas este não e nosso objetivo e sim analisar o método de crucificação como fonte de estuda da morte.

A vítima é flagelada anteriormente, o que já conduz o preparado da mente para a morte: através de dores, carne viva e outros. Após o método da crucificação que seria os calcanhares presos paralelamente (diferente do que a Igreja ilustra), pulsos amarrados e possivelmente pregados. Jamais se poderia pregar uma pessoa na cruz pelas palmas, se ela tiver mais de 45 kilos, a carne rasgaria e o corpo cairia. Os Romanos usavam este método para que a vítima vivesse mais na cruz, causando o horror nas pessoas que passavam e assim tendo o domínio através do poder da morte.

7 comentários:

  1. Gostaria da ilustre professora, uma fonte de literatura de historia romana, onde pudesse consultar e confrimar que o metodo de execução da pena capital pelos romanos era através da ficção de corpo do condenado, em um madeiro ou poste onde era pregado os pés e mão acima da cabeça e não de braços abertos.Se pude me ajudar lhe serei grato.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de Saber Da Crucificação de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  3. Senhores fiquei um tempo sem entrar aqui devido as ocupações. Primeiramente a melhor fonte que pode encontrar é Pedro Paulo Funari, OS ROMANOS...lá fala sobre isso, pois depois as obras serão em outras línguas.
    Álvaro, o que exatamente gostaria saber da Crucificação de Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
  4. As mortes por Crucificação aconteceram quase 700 anos depois da morte do suposto cristo....Dizer que sempre foi prática é forçar a barra...Afinal, Jesus e cruz rende bilhões, e quem fala a verdade é taxado de analfabeto e mentiroso.

    ResponderExcluir
  5. uma coisa e certa;a crucificaçao e um ato totalmente desumano e cruel...aprender sobre isso nos facilitaria a compreeder que Cristo Jesus nao estava brincando de Salvador da Humanidade......

    ResponderExcluir
  6. eu queria saber uma coisa que eu ñ achei nesse site que é quem merecia a crucificação romana

    ResponderExcluir
  7. Professora, muito interessante essa matéria. Aproveitando a oportunidade, a senhora conhece obras sobre história do suicídio?

    ResponderExcluir