domingo, 24 de abril de 2011

A Crucificação Romana: A Morte como domínio


A crucificação é um ato de pena de Morte aplicada pelos Romanos desde o século I d.c. Diante ao estudo da História da Morte é muito interessante analisarmos o poder pscicológico deste ato. Os Romanos eram muito poderosos e usavam a crucificação como fonte de poder, mostrando aos rebeldes o que aconteceria com eles se não fizessem a vontade de César. Um estudo realizado por muitos historiadores e cientistas forenses mostram que a crucificação mostrada na bíblia não condiz com os achados arqueológicos. Na foto que ilustra este breve post, temos o calcanhar de Yhohanan, um único achado da história com provas de crucificação, no caso seria um osso de calcanhar com prego. Muitos dizem este ser o corpo de Cristo, outros dizem que não foi crucificação, mas este não e nosso objetivo e sim analisar o método de crucificação como fonte de estuda da morte.

A vítima é flagelada anteriormente, o que já conduz o preparado da mente para a morte: através de dores, carne viva e outros. Após o método da crucificação que seria os calcanhares presos paralelamente (diferente do que a Igreja ilustra), pulsos amarrados e possivelmente pregados. Jamais se poderia pregar uma pessoa na cruz pelas palmas, se ela tiver mais de 45 kilos, a carne rasgaria e o corpo cairia. Os Romanos usavam este método para que a vítima vivesse mais na cruz, causando o horror nas pessoas que passavam e assim tendo o domínio através do poder da morte.

19 comentários:

  1. Gostaria da ilustre professora, uma fonte de literatura de historia romana, onde pudesse consultar e confrimar que o metodo de execução da pena capital pelos romanos era através da ficção de corpo do condenado, em um madeiro ou poste onde era pregado os pés e mão acima da cabeça e não de braços abertos.Se pude me ajudar lhe serei grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a Bíblia concorda com isso, por exemplo, atos 5:30, Gálatas 3:13 e diversos outros textos mostram q Jesus não crucificado, mas sim que ele foi pregado num madeiro(poste vertical), a palavra usada nesses textos no grego antigo é xylon, que significa "um poste ou estaca vertical", outros textos usam a palavra stauros que tem o mesmo sentido. Ou seja, a bíblia concorda com a história, porém a Igreja não, já que a cruz foi adotada pela igreja séculos após a bíblia ter terminado de ser escrita.

      Excluir
  2. Gostaria de Saber Da Crucificação de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  3. Senhores fiquei um tempo sem entrar aqui devido as ocupações. Primeiramente a melhor fonte que pode encontrar é Pedro Paulo Funari, OS ROMANOS...lá fala sobre isso, pois depois as obras serão em outras línguas.
    Álvaro, o que exatamente gostaria saber da Crucificação de Jesus Cristo?

    ResponderExcluir
  4. As mortes por Crucificação aconteceram quase 700 anos depois da morte do suposto cristo....Dizer que sempre foi prática é forçar a barra...Afinal, Jesus e cruz rende bilhões, e quem fala a verdade é taxado de analfabeto e mentiroso.

    ResponderExcluir
  5. uma coisa e certa;a crucificaçao e um ato totalmente desumano e cruel...aprender sobre isso nos facilitaria a compreeder que Cristo Jesus nao estava brincando de Salvador da Humanidade......

    ResponderExcluir
  6. eu queria saber uma coisa que eu ñ achei nesse site que é quem merecia a crucificação romana

    ResponderExcluir
  7. Professora, muito interessante essa matéria. Aproveitando a oportunidade, a senhora conhece obras sobre história do suicídio?

    ResponderExcluir
  8. Professora, excelente a matérias, mas gostaria de ressaltar que após os romanos aprenderam a prática da crucificação rapidamente desenvolveram um grau muito alto de eficiência e habilidade. Visto que vários autores romanos (Lívio, Cícero, Tácito) comentam a crucificação, e são descritas várias inovações, modificações, e variações na literatura antiga.
    Ah e os anatomistas modernos e antigos, sempre consideraram o pulso como parte da mão provavelmente a confusão da crucificação dita na bíblia.

    ResponderExcluir
  9. ... Muitos dizem este ser o corpo de Cristo, outros dizem que não foi crucificação...
    Evidentemente que não é o corpo de Cristo. Jesus ressuscitou ao terceiro dia e posteriormente foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o dos olhos dos apóstolos. A cruz era a pena de morte mais severa e maldita que existia, por isso Jesus Cristo foi escolhido para cumprir este ato horrendo por em favor da humanidade. Ele se fez maldito, por isso sofreu toda a consequência de nossos pecados desde o seu nascimento até a cruz. Veja Isaías 53
    Há mais de 1400 anos antes da Cruz de Cristo, já estava escrito nas leis de Deus sobre este ato. Veja:
    O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás NO MESMO DIA; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança. Deuteronômio 21:23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc eles nunca vão encontrar o corpo de Cristo,pois ele ressuscitou ao terceiro dia...

      Excluir
  10. A crucificação é um ato de pena de Morte aplicada pelos Romanos desde o século I d.c. ?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Qual das duas mãos e pregada primeira

    ResponderExcluir
  13. Amados, a Bíblia é um livro espiritual, quem é espiritual vive das coisas espirituais, quem é da carne vive da carne; para entender tem que crê, orar e pedir sabedoria ao Espírito Santo de Deus, lembrem-se: Deus confunde os sábios.

    ResponderExcluir
  14. A salvação ao homem somente pelo nome santo de Jesus Cristo, o triste e que têm denominação que não acredita no que está ecrescr na sagrada escritura ( BibliB) o pior de tudo que se denomina cristao.

    ResponderExcluir
  15. como pode ser o calcanhar de Jesus se ele ressuscitou e subiu aos céus... sem lógica essa mentira....o corpo de jesus ficou glorificado e nao perecendo na terra, que absurdo dizer que esse osso é de jesus

    ResponderExcluir
  16. Tudo o que foi escrito acima, inclusive a matéria do blog, não tem fundamento e nem prova explicita.
    Onde está a prova do referido?
    Onde (Lívio, Cícero, Tácito) e outros escreveram isso?
    Em que livro Vocês encontraram referências?
    Tudo o que foi dito acima na matéria e nos comentários são pura especulação e meios de enganar os trochas que não verificam nada.
    Onde está a lei que justifica as crucificações Romanas?

    ResponderExcluir