segunda-feira, 4 de março de 2013

A Morte na Busca da Identidade Histórica


A Morte pode ser encarada como uma metodologia de pesquisa interessante para a História, considerando os aspectos arqueológicos. Quando estamos diante a uma pesquisa de restos mortais, sendo eles milenares ou centenários, podemos saber tudo sobre aquela pessoa e começar a montar o famoso quebra-cabeça da História. A forma como somos enterrados diz muito de quem fomos em vida e de nossa sociedade, unindo com outras ciências podemos compreender até sobre o status social da pessoa, só observando o tipo de alimentação da mesma, usando o estudo de proteínas dos ossos.

Um estudo muito interessante esta sendo realizado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, os restos mortais de D. Pedro I e suas duas mulheres, Dona Amélia (FOTO) e Leopoldina, foram exumados pelo programa de Mestrado do Museu, pela Arqueóloga e Historiadora Valdirene do Carmo Ambiel. Através de ressonâncias magnéticas e tomografias, descobriram que o Imperador tinha quatro costelas fraturadas, demonstrando que em vida costumava gostar de velocidade. Observem que como através da morte podemos conhecer mais sobre a pessoa que esta ali, me recordo a frase de um amigo historiador, Prof. Cristiano Luiz da Silva, "A Vida não termina debaixo da terra, faça de seus mortos Memória Viva", se estudarmos detalhadamente e com muito cuidado os mortos serão reavivados pela Memória Identitária daquele local, por isso o estudo da História da Morte é de grande importância.

O estudos de morte e identidade e a inserção destes no campo da  história reivindicam esforços de caráter interdisciplinar. Esta necessidade é uma exigência  do próprio objeto, na medida em que, no homem, os aspectos numinosos ou mágicos  e  mesmo a sua pretensa ausência – interagem na formação dos espaços sociais e econômicos. Moldam-se homens e nações com tais valores, dominam-se crianças e sociedades com a manipulação do imaginário, por isso a história, a psicologia, a filosofia, a sociologia, arqueologia e a antropologia são as disciplinas que em suas formulações,  constituíram um campo específico para a abordagem do fenômeno proposto neste texto.

Por isto, observem a morte como metodologia para compreender um passado e formar a Identidade a partir das somas das ciências, torne essa uma opção de estudo, pois o campo esta crescendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário