domingo, 19 de abril de 2015

A Mentalidade da Morte dos Povos da Mesopotâmia

A perspectiva da morte em torno dos povos da Mesopotâmia era diferenciada daquela apresentada pelos Egípcios. Uma visão um tanto sombrio demonstrava a ligação entre vida e morte nessa interpretação. Os Mesopotâmios tinham a crença de que a morte, o parecer físico da pessoa, acontecia, porém seu espírito ou algo imaterial que fazia o corpo possuir vida, uma espécie de fogo da vida (a alma), após a morte do corpo físico, teria um destino desolador, iria para o mundo inferior, considerado sem retorno. 


A escavação de Woolley revelou o famoso "cemitério real" mesopotâmico, com centenas de sepultas e alguns artefatos culturais

Na concepção do Mundo Inferior, as almas dos mortos se alimentavam de poeira e lodo, e eram resguardadas pela deusa Ereshkigal (Rainha dos Infernos) e seu marido Negal. A religião e o culto aos deuses não geravam a salvação destas almas, por isso a visão pessimista, sempre eram . condenados. Por não acreditarem em vida após a morte, centralizavam em valorizar esta, mas ainda estudiosos buscam compreender o motivo de tamanho pessimismo através da arqueologia e dos monumentos descobertos até o presente momento. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário